CARLOS LÚCIO GONTIJO, Tendo como patrono Guimarães Rosa, possui assento na Academia Mineira de Belas Artes – AMBA. É membro da Academia de Letras do Brasil-Mariana (ALB-MARIANA), onde ocupa a cadeira número 15, que tem como patrono o poeta Bueno de Rivera; integra a entidade cultural internacional Poetas del Mundo; é membro da Academia Santantoniense de Letras (ACDSAL) e correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO).
Premiado com o troféu Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 05/06/2010 – 45ª edição do evento). Nos meses de março e abril do ano 2000, expôs no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU) e no Shopping Norte (no Bairro Venda Nova/Belo Horizonte) poemas colocados em moldura (“Telaescrita”, segundo batizou a mostra).

Foi presidente da Associação Mineira de Imprensa (AMI), no triênio 2002/2005, e dá nome à biblioteca do Instituto Maria Angélica de Castro (IMAC) e à Biblioteca Comunitária do Bairro Flávio de Oliveira, em Santo Antônio do Monte. O seu romance Cabine 33 foi indicado e adotado em dois vestibulares (2005 e 2007) da Faculdade de Administração de Santo Antônio do Monte (FASAM).
É cidadão honorário das cidades de Contagem-MG (por indicação do vereador Arnaldo de Oliveira) e Santo Antônio do Monte (por iniciativa do vereador Luís Antônio Resende). Trabalhou durante 30 anos no jornal DIÁRIO DA TARDE, onde foi revisor, supervisor de revisão, secretário de página, articulista, editorialista, subeditor e editor de Opinião. Passou, ainda, pelos seguintes jornais: Proeste, Diário de Minas/Jornal de Minas, Hoje em Dia, Tribuna de Mariana (do qual foi editor) e pela publicação Fogos em Revista (editor).
No dia 24 de setembro de 2011, foi contemplado com a “Comenda do Grande Oriente do Brasil-RJ”, pela Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Rio de Janeiro. Detém o “Prêmio Mérito Literário Poeta Antônio Fonseca”, elevada e significativa honraria criada pela Academia Betinense de Letras (ABEL), prestigiada entidade cultural da cidade de Betim/MG.
No dia 20 de outubro de 2011, foi contemplado com o Diploma de Honra ao Mérito pela Loja Maçônica Mestres do Monte. Em dezembro de 2011, recebeu a Medalha de Mérito Literário da Academia de Letras do Brasil-Mariana, Aldrava Letras e Artes e Inbrasci. É membro do Conselho de Redação da Revista “eisFluências”, editada em Lisboa/Portugal (http://www.eisfluencias.ecosdapoesia.org).

No dia 26 de novembro de 2015, foi agraciado com a “Medalha do Mérito Cultural Professor Miguel Eugênio de Campos”, outorgada pela Associação dos Amigos do Centro de Memória Municipal de Santo Antônio do Monte.
Foi contemplado com premiação nacional da Revista “zaP!” (do estado de São Paulo) denominada CEM MAIS, nos anos de 2010 e 2015, pelo trabalho realizado no âmbito cultural. Elaborou prefácios para os livros de poetas e escritores como Ádlei Duarte de Carvalho, Ieda Alkimim, João Silva de Souza, Regina Morelo, J. Estanislau Filho, Leonildo Miranda Araújo, Sebastião (Tião) Henriques, Clélia Aparecida Souto e Couto (a primeira professora do autor), Luiz Cláudio de Paulo e Maria Ortélia de Castro Melo.
Em 22 de outubro de 2016, em Itabira/MG, recebeu o Troféu Expressão Literária Machado de Assis. Dois anos depois, no dia 6 de novembro de 2018, veio a grande homenagem “Prêmio Academia de Letras de Teófilo Otoni: Troféu Isaura Caminhas”, na modalidade: conjunto de obra literária. Nos dias 06 e 07 de junho de 2019, o Festival de Literatura de Santo Antônio do Monte (FLISAMONTE) teve como enfoque a sua obra, envolvendo toda a comunidade escolar e cultural santo-antoniense.
No dia 16 de setembro de 2019, recebeu “Moção de Aplausos” da Câmara Municipal de Santo Antônio do Monte – MG. No dia 16 de novembro de 2019 tomou posse na Academia Mineira de Belas Artes (AMBA), em Belo Horizonte.
Foi agraciado, no dia 06 de março de 2020, com o Prêmio Cidade de São Pedro da Aldeia de Literatura e a Comenda Luislinda Valois, pela Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte).
Em setembro do ano de 2020, recebeu da Associação Internacional de Escritores e Artistas (LITERARTE) diploma e medalha Poeta Fernando Pessoa, além de inserção de dois poemas de sua autoria na “Antologia Fernando Pessoa & Convidados”, com a participação de poetas, escritores e cronistas brasileiros e portugueses.
No dia 25 de novembro de 2020, a Editora Mágico de Oz o contemplou com a “Medalha Cecília Meireles” e inclusão de seu artigo “A bênção, negra Carolina!” na antologia “Melhores do ano de 2020”.
Mais informações e dados podem ser buscados no site do autor (www.carlosluciogontijo.jor.br).



A OBRA LITERÁRIA E POÉTICA

DE CARLOS LÚCIO GONTIJO

www.carlosluciogontijo.jor.br
• Ventre do Mundo (Poesia – 1977).
• Leite e Lua (Poesia – 1977).
• Cio de Vento (Poesia – 1987).
• Aroma de Mãe (Poesia – 1983).
• Pelas Partes Femininas (Poesia e prosa – 1996).
• “Coletânea” (Editada em dois volumes, no ano de 1998, contendo os cinco primeiros livros do autor).
• O Contador de Formigas (Romance e poesia – 1998 – 1ª edição; 1999, 2ª edição).
• O Ser Poetizado (Poesia e prosa – 2002).
• O Menino dos Olhos Maduros (Novela e poesia – 2002).
• Virgem Santa sem Cabeça (Romance e poesia – 2002).
• Cabine 33 (Romance e poesia – 2004). Foi indicado para o vestibular da Faculdade de Administração de Santo Antônio do Monte (FASAM) nos anos de 2005 e 2007.
• Lógica das Borboletas (Romance e poesia – 2007).
• Jardim de Corpos (Romance e poesia – 2009)
• Quando a Vez é do Mar (Romance e poesia – 2012).
• Poesia de Romance e Outros Versos (Poesia – 2013).
• Tempo Impresso (Poesia e artigos de opinião publicados em jornais).
• Desmemória de Horizonte (Romance e poesia – 2017).
• Bodas de Bule – Café Sem Pó (Poesia e Novela – 2019).
• Menos olhos, menos chuva & Grãos de loucura (Poesia, frases, novela – 2022).
• Jenipapo no ponto (Romance e poesia – 2022)

TÍTULOS INFANTIS
• Duducha e o CD de mortadela (Livro Infantil – 1ª edição, 2009; 2013, 2ª edição).
• Lelé, a formiga travessa (Livro Infantil – 2013).
• O guarda-chuva do Simão (Livro Infantil – 2015).
• Beijoaria (Livro Infantil – 2017).
• A tartaruga Georgina (Livro Infantil – 2018).
• AGENDA (Livro Infantil – 2020)

ANTOLOGIAS E COLETÂNEAS
- Poetas del Mundo em Poesias (Volume I – abril de 2008 –, Editora Gibim).
- Galeria Brasil 2009 – Guia de Autores Contemporâneos (Livro organizado pela entidade Celeiro de Escritores e publicado pela Editora Sucesso, São Paulo/SP).
- Antologia da Associação Internacional Poetas del Mundo (Volume I – setembro de 2011).
- Lumens em prosa e verso (Antologia ALB-Mariana, Aldrava Letras e Artes e Inbrasci-MG – dezembro de 2011).
- CAFÉ-COM-LETRAS: Revista Literária da Academia de Letras de Teófilo Otoni (Nº 12, dezembro de 2014).
- CAFÉ-COM-LETRAS: Revista Literária da Academia de Letras de Teófilo Otoni (Nº 13, dezembro de 2015).
- Antologia Fernando Pessoa e Convidados (Editora Mágico de Oz, uma produção com a participação de autores brasileiros e portugueses – setembro de 2020).
- Melhores do ano 2020 (Antologia organizada pela Associação Internacional de Escritores e Artistas – LITERARTE, 25 de novembro de 2020).

 

 

(***)