Parafraseando Guimarães Rosa, digo: há passagens na vida que realmente amolecem o coração da gente! Ler (e sentir) as palavras do jornalista José Carlos Alexandre, honesto e competente profissional de Jornalismo, com jota maiúsculo, sobre o nosso lançamento mais recente (TEMPO IMPRESSO), foi um desses momentos raros, que fazem a vida lastreada em trabalho e dignidade valer a pena.
Obrigado, amigo José Carlos Alexandre, prefaciador do nosso livro "O menino dos olhos maduros", pela amizade, pelo apreço, pela consideração!

 

 

 

Na jornal O TEMPO, edição do dia 21 de agosto de 2016, página 17, o respeitado jornalista Ariosto da Silveira, que foi editor de Política do indelével "Diário da Tarde", nos brindou com artigo inteiramente dedicado ao livro TEMPO IMPRESSO.

 

 

À página 182, participamos da "Antologia MIL POEMAS A GONÇALVES DIAS", uma edição de cunho nacional sob organização de Dilercy Aragão Adler e Leopoldo Gil Dulcio Vaz.

Vol. I Antologia MIL POEMAS A GONÇALVES DIAS

 


http://pt.slideshare.net/elvandroburity/vol-i-antaologia-mil-poemas-a-gonalves-dias-antologia-mil-poemas
5 de out de 2013 - Patrícia Carlos de Sousa . ...... A Antologia Mil poemas para Gonçalves Dias é a quarta organizada nesse sentido, em ...... Carlos Lúcio Gontijo.

 

 

A idealista poetisa Rosimeire Leal da Motta Pieredda visitou nosso site e nos premiou com um e-book, editado segundo seu gosto poético:


Este e-book está disponível neste link http://www.rosimeiremotta.com.br/autores.htm
Endereço online do e-book http://www.rosimeiremotta.com.br/CarlosLucio.pdf

 

 

Pela segunda vez (a primeira foi em 2010) a revista "zaP", publicação editada em São Paulo, nos premia pela contribuição Social e Cultural pela Paz. Agora, cinco anos depois, a coordenadora da prestigiada revista "zaP!", a poetisa e jornalista ELIZABETH MISCIASCI, coloca-nos entre os CEM MAIS que no âmbito cultural exerceram, no ano de 2015, o seu trabalho com "Zelo, Amor e Paz".

"Zelo, Amor e Paz".http://www.eunanet.net/enn/revistaeunanet/premio-zap-2015/

 

 

No dia 26 de novembro de 2015 Carlos Lúcio Gontijo recebeu a Medalha do Mérito Cultural Professor Miguel Eugênio de Campos, que é concedida anualmente pela Associação dos Amigos do Centro de Memória de Santo Antônio do Monte, sob coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo. (Veja fotos na “Galeria de fotos”).

  

 

 

Carlos Lúcio Gontijo é autor/colaborador da revista “FÉNIX’, uma publicação luso-brasileira voltada aos artistas da palavra escrita do mundo lusófono, sob direção dos poetas portugueses Carmo Vasconcelos e Henrique L. Ramalho.

 

 

Um dia Carlos Lúcio Gontijo recebeu por e-mail a solicitação para fazer versos destinados a uma cachaça denominada MARIA ANDANTE. Então fez este poema, que ainda existe e foi impresso na embalagem de uma cachaça que, por problemas industriais, não existe mais, apesar do grande sucesso alcançado junto aos consumidores.

 

 


PARTICIPAMOS DA “1ª FESTA DO LIVRO DE SABARÁ” – FLIS (QUE FOI REALIZADA ENTRE OS DIAS 15 E 20 DE SETEMBRO DE 2015). 

Local: Solar Dona Sofia, Rua Pedro II, 722, centro, Sabará.

19:30hs – DIA 16 DE SETEMBRO: Lançamento coletivo de livros independentes com a presença de Carlos Lúcio Gontijo e os autores independentes Gilmar Dioli, Sávio Leite, Luiz Alves, Raquel Conrado, Ula de Freitas, Maria das Graças Oliveira, Róbson Ferreira, Maria Tereza Penna, Mauro Brandão, Instituto Histórico e Geográfico do Alto Rio das Velhas, Instituto Histórico e Geográfico do ciclo do Ouro, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

 

 


O FLANELINHA DA PALAVRA,
ARRUMA, LIMPA COM PRIMOR,
REAL, QUEM ESTE SITE ABRA,
TORNA-SE NOSSO SEGUIDOR!

Nelson Fontes Carvalho

  

GONTIJO, ESCRITOR COM VALOR

Muito grato pelas palavras, (exageradas) amigo!
Desejo-lhe muito, muito sucesso!

Para o verdadeiro sucesso,
Pergunte a si mesmo 4 questões:
Por que? Por que não?
Por que não eu? Por que não agora (?)

Sucesso é a soma de pequenos esforços,
Repetidos os tempo todo (?)

O trabalhador, o pensador e o generoso
Sempre vão em frente.
Este é o caminho certo para o sucesso. (?)

Ilustre Gontijoda minha “Cabine 33”,
Venho também prestar-lhe sincero meu preito,
Pelos líricos poemas qu’escreve, talvez
Dos melhores que neste portal leio, satisfeito!

“O Ser Poetizado”...por todo lado é, altivez,
Isso dizem “eles”; eu tenho melhor conceito,
Este belo poeta, escritor em tão bom português,
Pelas “Partes Femininas”...é, claro o eleito!

Carlos Lucio Gontijo, é deveras escritor,
Conheço sete romances principais do autor,
Sete jóias qu’esmiuçam, definem seu perfil....

É um “Contador de Formigas” e, muito mais,
Em amor, saudade, amizade, é dos geniais,
Que tanto orgulha, a AVSPE, como o seu Brasil!

O romance “Lógica das Borboletas” tem recheio,
Parábola onde Gontijo revela seu talento,
Como bardo já era seu velho Fã, bom elemento,
Agora como escritor mereces meu galanteio!”

Já o “Menino d’Olhos Maduros” diz, com tento,
--Meu amigo Gontijo, és no nosso meio,
Nos meus olhos já maduros, sumidade em cheio,
Nem só os infantes, vêm teu alto pensamento!

Eu assino o que dizem esses meninos justos,
São de classe romances, poemas, sempre augustos,
Talvez muito mais, real, iletrado não conheça...

Talvez seja parábola! Paradoxo esse ecletismo,
Caro Gontijo, pergunto: com ar de humorismo:
Seja mais astro co’a “Virgem Santa Sem Cabeça”

Nelson Fontes Carvalho
== NELFONCAR ==
AMORA == Belverde
PORTUGAL

 

 


No ano passado (2013), quando Belo Horizonte fez 116 anos, o poema MINHA BH INTERIOR foi usado na comemoração pela Associação de Agências de Viagem (ABAV), fato que muito auxiliou em sua divulgação. O estabelecimento comercial "Espeto e Prosa", em BH, também o inseriu em um grande painel permanente, no qual se acham expostas muitas fotos antigas da capital mineira e, agora, quando Belo Horizonte, no dia 12 de dezembro de 2014, comemorou 117 anos, a RÁDIO ITATIAIA, por intermédio da bela voz do radialista JOSÉ LINO (programa “Rádio Vivo”), lançou mão do poema MINHA BH INTERIOR, para homenagear a capital de todos os mineiros.

 

 

Carlos Lúcio Gontijo participou da Pré-Bienal do Livro de Divinópolis em 02 de novembro de 2014.

 

 

 

Hoje o livro “Nós da Poesia: vozes da rua” chega a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da All Print Editora. A escritora France Gripp, uma das autoras da antologia representará o grupo. Poetas podem participar do sarau no estande hoje de 17h às 19h desta sexta, 22 de agosto. Rua H nº 370. O livro estará a venda durante toda a bienal por R$ 20,00.

"Este é o quarto livro da série Nós da Poesia, compostos em harmonia expressa no multiculturalismo de seus participantes. Cada poeta com sua peculiaridade deixa a sua marca e compõe assim este coletivo.
Este ano de 2014, nesta edição especial, trazemos o tema: "vozes da rua". Recebemos a participação de poetas de várias partes do Brasil e de outros países. Lembramos os 50 anos do golpe militar que implantou a ditadura no país e fazemos um paralelo com as lutas por uma democracia que ainda está em processo. Trazemos textos em homenagem aos que lutam por liberdade e direitos. Temos ainda os destaques: indígenas e "Criança não é Brinquedo" com dizeres poéticos de alunos do Projeto Reconstruir, poesias do projeto Aspectos Urbanos, da artista Iara Abreu que nos prestigiou mais uma vez com a ilustração da capa e fotos de fotógrafos ativistas com seus registros de manifestações (vozes das ruas). Que esta publicação seja como um eco a ressoar as vozes de todos os que integram esta obra!" 
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina (Imel) e organizadora da antologia Nós da Poesia.

Participam do livro Nós da Poesia poetas, jornalistas,escritores, artistas plásticos, designers e fotógrafos:

Nós da Poesia: vozes da rua:

Capa:

Arte final: Beto Ferris

Ilustração: Iara Abreu

Contracapa:
Foto Lidyane Ponciano

Poema Fabrício Marques

Comissão editorial

Brenda Marques Pena

Rosângela Ferris

Iara Abreu

Prefácio

Helen Novais

Homenagens

Dalva Silveira

Carlos Lúcio Gontijo


Autores (poetas):

Alexandre Miguel da Silva, Andréa de Azevedo Milanez, Antônio Montes, Avelin Rosana, Bernardo Rodrigues da Silva, Brenda Mar(que)s Pena, Carla Oliveira, Cris Estevão, Daniel de Cullá, Else Dorotéa Lopes, Euler Campos, France Gripp, Francirene Machado, Gilson Moura Castro,
Guido Campos, Helenice Maria Rocha, João Manoel Lourenço, Luana Maria Cavalcanti Bispo,
Lúcio Toscano Lobo Vitor, Luiz Otávio Oliani, Márcia Wayna Kambeba, Marcão Aborígini, Márcio José Fazenda de Souza, Maria Gabriela Saldanha Nunes, Nivaldo Francisco de Miranda, Olga Valeska, Paulo José de Oliveira (PAJO), Paulo de Tárcio Andrade Nogueira, Paulo Sacaldassy, Pedro Du Bois, Pilar Rodriguez Aranda, Raimon Alves, Rosangela Ferris, Shirley Otoni Neiva Prata, Vicente Ferrer Lima Júnior, Zé Abreu (José Gouveia Abreu).

Autores (fotógrafos):

Lidyane Ponciano, Iara Abreu, Brenda Mars e Nelson Pombo Jr.

Clique a confira a mensagem no blog Imersao Latina.

A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB), com sede em Mariana/MG, nos outorgou diploma e medalha por nossa participação no LIVRO I DA ALACIB, lançado no dia 29 de março de 2014.

 

O poema MINHA BH INTERIOR foi escolhido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGEM (ABAV-MG) para compor peça publicitária comemorativa dos 116 anos de Belo Horizonte. 



A agência de publicidade SABIÁ PROPAGANDA foi incumbida de criar um mosaico com fotos antigas de Belo Horizonte, que seria (e foi) instalado no estabelecimento ESPETO & PROSA, localizado na Rua Gaicuí, 112, no Bairro Luxemburgo...
No mosaico fotográfico, os responsáveis por sua criação e montagem inseriram o nosso poema MINHA BH INTERIOR.




O autor recebeu, no dia 9 de novembro de 2013, a “Medalha Mérito Cultural Abril Poético”, do grupo LESMA (Liga Ecológica Santa Matilde), de Conselheiro Lafaiete, que foi representado pelo poeta Luiz Cláudio de Paulo.

O autor recebeu o Troféu Prêmio Mérito Literário Poeta Antônio Fonseca, em 27 de abril de 2012, em Belo Horizonte.

O autor recebeu a Medalha Grande Oriente do Brasil, em Mariana, no dia 24 de setembro de 2011. 

O autor recebeu o Troféu Carlos Drummond de Andrade, em 5 de junho de 2010, na cidade de Itabira.