No dia 26 de novembro de 2018, a amiga SÔNIA VENEROSO, professora, poetisa, colunista da prestigiada "Passarela" no Gazeta Montense, membro da Academia Santantoniense de Letras (ACADSAL) e, acima de tudo, ativista e incentivadora cultural de Santo Antônio do Monte, tomou a singela iniciativa de nos ofertar um diploma, ao qual recebemos com alegria e contentamento, pela prova de estima e consideração.

 

 

JAIR DUARTE PÊGO JUNIOR: "Sua participação... e seu discurso contundente e realista foram os pontos altos do evento! Obrigado por nos honrar com sua presença, caro jornalista e escritor CARLOS LÚCIO!"
(Foto: Wilson Colares da Costa, secretário-geral da Academia de Letras de Teófilo Otoni – ALTO, e o confrade Jair Duarte Junior, à direita, durante a solenidade cultural realizada no dia 10/11/2018, na qual recebemos o TROFÉU ISAURA CAMINHAS, pelo conjunto de nossa obra poético-literária).

 

 

 

 

 

29/06/2018 - Todos a prestigiar o escritor mineiro, Carlos Lúcio Gontijo, que veio de Sto Antonio do Monte, interior mineiro, para nos prestigiar com seu 22º .

Clique aqui para ler a matéria completa no site "Portal Nova Contagem"

 

 

Uma honraria do mundo das letras  instituída pelo colunista itabirano Eustáquio Lúcio Félix, que nos foi concedida no dia 05/05/2018.

 



 

 

Ao lado de mil autores, com o poema SANGUE MONTENSE (uma sugestão da poetisa Bilá Bernardes Maria Angélica), estamos abrigados à página 307, no livro "Mil almas, mil obras", sob coordenação do poeta chileno Alfred Asis.
Para acessar o livro, clique em mundiales, libre para todo el mundo para imprimir. http://alfredasis.cl/ASIS_MILPOETAS.pdf

 

 

Numa cortesia do proprietário (Sandro), o estabelecimento comercial “Zap Delivery”, em Santo Antônio do Monte, ostenta em sua galeria de quadros o poema COPO DE CAMPARI.

 

 

Parafraseando Guimarães Rosa, digo: há passagens na vida que realmente amolecem o coração da gente! Ler (e sentir) as palavras do jornalista José Carlos Alexandre, honesto e competente profissional de Jornalismo, com jota maiúsculo, sobre o nosso lançamento mais recente (TEMPO IMPRESSO), foi um desses momentos raros, que fazem a vida lastreada em trabalho e dignidade valer a pena.
Obrigado, amigo José Carlos Alexandre, prefaciador do nosso livro "O menino dos olhos maduros", pela amizade, pelo apreço, pela consideração!

 

 

 

Na jornal O TEMPO, edição do dia 21 de agosto de 2016, página 17, o respeitado jornalista Ariosto da Silveira, que foi editor de Política do indelével "Diário da Tarde", nos brindou com artigo inteiramente dedicado ao livro TEMPO IMPRESSO.

 

 

À página 182, participamos da "Antologia MIL POEMAS A GONÇALVES DIAS", uma edição de cunho nacional sob organização de Dilercy Aragão Adler e Leopoldo Gil Dulcio Vaz.

Vol. I Antologia MIL POEMAS A GONÇALVES DIAS

 


http://pt.slideshare.net/elvandroburity/vol-i-antaologia-mil-poemas-a-gonalves-dias-antologia-mil-poemas
5 de out de 2013 - Patrícia Carlos de Sousa . ...... A Antologia Mil poemas para Gonçalves Dias é a quarta organizada nesse sentido, em ...... Carlos Lúcio Gontijo.

 

 

A idealista poetisa Rosimeire Leal da Motta Pieredda visitou nosso site e nos premiou com um e-book, editado segundo seu gosto poético:


Este e-book está disponível neste link http://www.rosimeiremotta.com.br/autores.htm
Endereço online do e-book http://www.rosimeiremotta.com.br/CarlosLucio.pdf

 

 

Pela segunda vez (a primeira foi em 2010) a revista "zaP", publicação editada em São Paulo, nos premia pela contribuição Social e Cultural pela Paz. Agora, cinco anos depois, a coordenadora da prestigiada revista "zaP!", a poetisa e jornalista ELIZABETH MISCIASCI, coloca-nos entre os CEM MAIS que no âmbito cultural exerceram, no ano de 2015, o seu trabalho com "Zelo, Amor e Paz".

"Zelo, Amor e Paz".http://www.eunanet.net/enn/revistaeunanet/premio-zap-2015/

 

 

No dia 26 de novembro de 2015 Carlos Lúcio Gontijo recebeu a Medalha do Mérito Cultural Professor Miguel Eugênio de Campos, que é concedida anualmente pela Associação dos Amigos do Centro de Memória de Santo Antônio do Monte, sob coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo. (Veja fotos na “Galeria de fotos”).

  

 

 

Carlos Lúcio Gontijo é autor/colaborador da revista “FÉNIX’, uma publicação luso-brasileira voltada aos artistas da palavra escrita do mundo lusófono, sob direção dos poetas portugueses Carmo Vasconcelos e Henrique L. Ramalho.

 

 

Um dia Carlos Lúcio Gontijo recebeu por e-mail a solicitação para fazer versos destinados a uma cachaça denominada MARIA ANDANTE. Então fez este poema, que ainda existe e foi impresso na embalagem de uma cachaça que, por problemas industriais, não existe mais, apesar do grande sucesso alcançado junto aos consumidores.

 

 


PARTICIPAMOS DA “1ª FESTA DO LIVRO DE SABARÁ” – FLIS (QUE FOI REALIZADA ENTRE OS DIAS 15 E 20 DE SETEMBRO DE 2015). 

Local: Solar Dona Sofia, Rua Pedro II, 722, centro, Sabará.

19:30hs – DIA 16 DE SETEMBRO: Lançamento coletivo de livros independentes com a presença de Carlos Lúcio Gontijo e os autores independentes Gilmar Dioli, Sávio Leite, Luiz Alves, Raquel Conrado, Ula de Freitas, Maria das Graças Oliveira, Róbson Ferreira, Maria Tereza Penna, Mauro Brandão, Instituto Histórico e Geográfico do Alto Rio das Velhas, Instituto Histórico e Geográfico do ciclo do Ouro, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

 

 


O FLANELINHA DA PALAVRA,
ARRUMA, LIMPA COM PRIMOR,
REAL, QUEM ESTE SITE ABRA,
TORNA-SE NOSSO SEGUIDOR!

Nelson Fontes Carvalho

  

GONTIJO, ESCRITOR COM VALOR

Muito grato pelas palavras, (exageradas) amigo!
Desejo-lhe muito, muito sucesso!

Para o verdadeiro sucesso,
Pergunte a si mesmo 4 questões:
Por que? Por que não?
Por que não eu? Por que não agora (?)

Sucesso é a soma de pequenos esforços,
Repetidos os tempo todo (?)

O trabalhador, o pensador e o generoso
Sempre vão em frente.
Este é o caminho certo para o sucesso. (?)

Ilustre Gontijoda minha “Cabine 33”,
Venho também prestar-lhe sincero meu preito,
Pelos líricos poemas qu’escreve, talvez
Dos melhores que neste portal leio, satisfeito!

“O Ser Poetizado”...por todo lado é, altivez,
Isso dizem “eles”; eu tenho melhor conceito,
Este belo poeta, escritor em tão bom português,
Pelas “Partes Femininas”...é, claro o eleito!

Carlos Lucio Gontijo, é deveras escritor,
Conheço sete romances principais do autor,
Sete jóias qu’esmiuçam, definem seu perfil....

É um “Contador de Formigas” e, muito mais,
Em amor, saudade, amizade, é dos geniais,
Que tanto orgulha, a AVSPE, como o seu Brasil!

O romance “Lógica das Borboletas” tem recheio,
Parábola onde Gontijo revela seu talento,
Como bardo já era seu velho Fã, bom elemento,
Agora como escritor mereces meu galanteio!”

Já o “Menino d’Olhos Maduros” diz, com tento,
--Meu amigo Gontijo, és no nosso meio,
Nos meus olhos já maduros, sumidade em cheio,
Nem só os infantes, vêm teu alto pensamento!

Eu assino o que dizem esses meninos justos,
São de classe romances, poemas, sempre augustos,
Talvez muito mais, real, iletrado não conheça...

Talvez seja parábola! Paradoxo esse ecletismo,
Caro Gontijo, pergunto: com ar de humorismo:
Seja mais astro co’a “Virgem Santa Sem Cabeça”

Nelson Fontes Carvalho
== NELFONCAR ==
AMORA == Belverde
PORTUGAL

 

 


No ano passado (2013), quando Belo Horizonte fez 116 anos, o poema MINHA BH INTERIOR foi usado na comemoração pela Associação de Agências de Viagem (ABAV), fato que muito auxiliou em sua divulgação. O estabelecimento comercial "Espeto e Prosa", em BH, também o inseriu em um grande painel permanente, no qual se acham expostas muitas fotos antigas da capital mineira e, agora, quando Belo Horizonte, no dia 12 de dezembro de 2014, comemorou 117 anos, a RÁDIO ITATIAIA, por intermédio da bela voz do radialista JOSÉ LINO (programa “Rádio Vivo”), lançou mão do poema MINHA BH INTERIOR, para homenagear a capital de todos os mineiros.